LinkedIn está usando seus dados para treinar IA: veja como negar essa permissão
LinkedIn está usando seus dados para treinar modelo de IA, veja como revogar essa permissão
Desde a segunda semana de setembro de 2024, o LinkedIn passou a exibir uma opção adicional de configuração na conta:
"Dados para aprimoramento da IA generativa"
"O LinkedIn e suas empresas afiliadas podem usar seus dados pessoais e conteúdos que você cria no LinkedIn para treinar os modelos de IA generativa que criam conteúdos?"
Logo abaixo deste texto há um botão que altera a permissão de "Ativada" para "Desativada".
O LinkedIn, empresa que pertence à Microsoft (que investiu bilhões na OpenAI), adotou o modelo de "opt-out", que significa que a configuração padrão para determinado sistema é a permissão estar ativa e, caso você como usuário não queira consentir com esse tipo de uso dos seus dados, precisa revogar a permissão manualmente. Esse tipo de abordagem é, no mínimo, controversa, e é possível que cause ações por parte da União Europeia relacionadas à GDPR, considerando que revogar a permissão do LinkedIn usar seus dados para treinar IA não tem efeito retroativo e só vale para a sua atividade recente na plataforma.
Você pode revogar a permissão de uso dos seus dados usando o link direto abaixo (faça login no LinkedIn antes de clicar no link):
É interessante revisar as demais configurações de privacidade da sua conta, pelo link https://www.linkedin.com/mypreferences/d/categories/privacy.
Mais uma vez, vale a máxima de que "se você não paga por um produto ou serviço, o produto é você" (e os dados que você gera).